quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SunPlusEdit1.71b - Software de edição da firmware


Bom, vou direto ao assunto, detesto blogs e acho um saco quem fica falando da vida... mas meu intuito é outro: quero compartilhar conhecimento (o pouco que descobri) vasculhando horas a fio inumeros forums de internet em vaaarios idiomas e levar para todos os o que sei de como editar a SKIN da central multimidia de seu carro, voce precisa de um software para faze-lo. Obviamente os revendedores que tem esse software ou recebem da fabricante nunca irão distribuir isso abertamente, porém ai que está o maior erro de todos eles. - Todo mundo concorda que os menus dos dvd chineses (Witson, Caska, por exemplo) são nada menos que feios p cacete, feito no paintbrush com um design realmente mediocre...

Bom, a idea é simples, edita-los !! porém assim como eu estava dias atrás voce deve ter se perguntado.. OK, na teoria é facil, mas como diabos faço isso.?? 

Teoricamente é simples voce precisa de 3 coisas:

 - A firmware original que está dentro da sua central multimidia (.bin)
 - Um software para editar esse bin e criar uma versão nova/modificada
 - Coragem de faze-lo, pois isso pode bricar/estragar seu DVD se vc fizer isso errado.


Chega de bla bla bla, e vamos ao que interessa:


O Software, chamado SunPlusEdit 1.71b (em seu ultimo build) foi feito por um italiano de uma "empresa" cujo site não existe mais cujo aplicativo foi distribuido de forma GRATUITA em forums da Asia e Europa, mas parecia mosca branca, ninguem tinha essa porcaria desse software em lugar nenhum!!. Após horas e horas de google e navegar for N forums do leste europeu, achei essa joça num FTP esquecido dum chines e pude baixa-lo FREE - de graça !!! 

To distribuindo aqui >>>>>> LINK<<<<<<< fiz upload dele no meu rapidshare (conta premium que não expira). Caso alguem não consiga clicar no link segue ele escrito AQUI: 
  >  http://rapidshare.com/files/422059781/SunPlusEdit171b.zip


Eis a screenshot do dito cujo:





Ok, baixei o software, instalei... agora o que faço ??

Essa é a parte mais complicada da história, obter o firmware para editar... uma forma é vc abrir seu DVD, soltar fios num CI maluco dentro dele, conecta-lo numa porta serial e baixar o software por metodos nada faceis... bom pula esse metodo (depois volto nele)


Eu to pedindo p fabricante me mandar os .bin, até o momento essa tem sido a unica forma "normal" de obte-los... já achei na net a firmware de um DVD, dá witson se não estou enganado modelo 720D ou d720, algo desse tipo datado de meados de 2009, mas se obter um novo ajuda.


Sim, ele está no meu rapidshare tbm, >>>>>> LINK <<<<<< ou se nao der certo, link direto:
 > http://rapidshare.com/files/422223137/D720.bin


O interessante de usar o firmware acima é para voce se familiarizar com o funcionamento do software, quando vc mandar abri-lo VAI demorar uns 2~3 minutos, o Win7 pode encher teu saco dizendo que o programa parou de funcionar, mas ESPERE pq ele vai abrir !! 




Logo após clicar em "Open BIN" ele irá leer e extrair tudo... voce deverá ver a tela abaixo:



Nesse momento vc diz: "Caralho, que lindo to tendo orgasmos de emoção, e agora ???" Calma sua biba, tem chão ainda pela frente....

Se voce abrir a pasta onde o programa foi instalado, normalmente em
 - C:/SunPlusEdit/files/
Voca vai achar TODAS as imagens dos menus do seu DVD ja extraidas em formato JPG.




Agora voce pode feliz da vida edita-las com um paint, photoshop, fireworks ou sabe lá que software voce escolha para deixar na aparencia que voce desejar... LEMBRANDO: voce está editando a IMAGEM, ou seja, a SKIN apenas... o local onde o botão é apertado ainda será o mesmo!!!!  Se voce recolocar o botão do Radio para o outro lado da tela, ele nao vai funcionar pq o "local" que chama o botão está lá.


Quando terminar de editar as imagens, salve tuo dentro da mesma pasta e clique em SAVE BIN.O programa irá gerar novamente um firmware novo que poderá depois ser instalado em seu DVD.


CUIDADOS:
- SEMPRE ter um backup de seu firmware original.
- SEMPRE editar uma copia de seu firmware, pois nele que estão todos os drivers de seu DVD


Ok, baixei o programa, arranjei a .bin, editei os menus, criei o .bin novo... e agora ??



Como instalar ??
Soube em varios foruns que a forma de instalar um firmware é colocar o .BIN na raiz de um SD CARD vazio, coloca-lo no slot do SD e ligar o aparelho... deve demorar uns 5 minutos para fazer o flash da formware nova... AGUARDE, nao desligue, remova o SD, corte energia, nem nada ESPERE terminar !!!


Eu não sou um GURU mestre e deus todo supremo detentor de todo conhecimento... apenas estou neste blog tornando publico o que demorei horas vasculhando na internet que poderá ajudar MUITA gente a editar os menus bizarros de suas centrais multimidias...


Perguntas frequentes:

 - Voce tá publicando isso porque ??
Porque 1000 pessoas pensando em uma unica coisa e descobrindo e obtendo informações é mais pratico que uma unica, obvio. A idea é promover a criação de uma comunidade para troca de experiencias, SKINS, e customizações nas centrais que alavanque ainda mais este mercado.... e outra, não sou designer e sou ruim em photoshop, se algum fizer um menu bonitinho p um DVD obviamente pretendo colocar no meu carro e compartilhar essa informação.. SIMPLES.

 - O que voce ta ganhando com isso?? 
NADA.

 - Voce ja testou isso?? 
NÃO pq nao recebi ainda minha central, mas pretendo assim que ela achegar faze-lo 

 - Posso baixar o Software?
Ué, num tem o link ai acima dizendo "para downlaod clique aqui ??" clica ué.

46 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Daniel!
    Vou peesquisar aqui tb!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Daniel! Parabéns pela iniciativa e por desprender de seu tempo criando essa ferramenta que será de grande valia! Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Daniel!
    Vou tentar te ajudar e ajudar os demais que também querem mudar essa merda de Skin que esses cabras fazem...
    Vou acompanhar o blog e postando as news tb.
    Abraços e conte com mais um correndo atrás da bagaça!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Daniel, fiz os download, porém o pessoal da Witson não quis fornecer o firmware original. sabe outra meneira de consegui-los?

    ResponderExcluir
  5. Tenho um da caska se descobri algo favor me avise/

    ResponderExcluir
  6. Olá Daniel,
    Parabens pela iniciativa.
    A grande dificuldade é arrumar o firmware.
    Realmente o Allen da Witson não quer fornecer. Me parece que até ano passado várias pessoas conseguiram o firmware, mas até agora ninguém quis compartilhar.
    Se eu conseguir o firmware, posto aqui.
    Abs, Henrique

    ResponderExcluir
  7. O site do fabricante existe sim,http://powerdns.homeip.net/index_en.htm, no site é possível fazer o download da ultima versão bem como do manual do software bem como da interface RS-232 para fazer o download diretamente do aparelho, porém para utilizar o programa é necesário um login e password que pode ser obtido no site por uma doação de 3 euros (cerca de 8 reais)
    Se alguem tiver o firmware do WITSON W2-D787F para o Ford Focus e u ficarei muito agradecido.
    Ainda não fiz a doação para pegar a senha porque é necessário fazer uma conta no PAYPAL que eu não tenho.
    Creio que se alguém descobrir algum login e password o mesmo deverá servir para todos.

    Espero ter ajudado.
    Um abraço a todos.

    alexandrefolatre@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Como descubro o firmware do meu? rsrs Comprei no ebay, mas não tem marca!!! Apenas cita o modelo: XS702G - Car Multimedia System. Não existe uma forma de desbloquear o Windows CE e mudar as figuras lá dentro? Tal como um GPS? Acredito que somente com hard reset seriam repostas... alguém teria qualquer idéia? Valeu!!

    caegatto@g mail.com

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, não tem como desinstalar a porcaria do wince 6.0, da central witson e colocar outro sitema (por exemplo o android)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rapaz...tive a mesma ideia andei procurando.. e descobri que temcomo fazer um dual boot com um programa... procura ae.. dual boot android e wince... mas n conseui baixar ele.. ta hospedado em um site americano... dem uma olhada por ae

      Excluir
  10. Opa Daniel, blz!!! Sou designer, "de vez em quando" acerto nos projetos que faço. Tenho uma tranqueira de central multimídia dessas, xing-ling e dá até vômito quando olho pra cara da bagaça... Vamo sim, fazer uns skins mais porretas! Topo a parada, mas pra isso tenho que começar a me inteirar mais dos processos mais técnicos de programação, GPS e etc... Vc me ajuda? Então tô na parada! Faz contato comigo: friche@gmail.com Abraço, Rodrigo

    ResponderExcluir
  11. nao consigo baixar,por favor me mande um novo link charlesdouglast@gmail.com,obrigado e parabens!

    ResponderExcluir
  12. to afim de customizar minha skin tbm .. napoli 7995 // alguem pode upar o programa SunPlusEdit 1.71b novamente... ? vlw rafaeltakeo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amigo, não acho o programa pra baixar, tem como ajudar?

    ResponderExcluir
  14. Não consigo encontrar o programa SunPlusEdit 1.71b, será que alguem poderia me enviar: juliermenet@yahoo.com.br Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, parece que meu Witson "fritou" o arquivo .bin...

    A tela fica preta, com os botões funcionando, porem sem skin...

    Alguem poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema com minha central da Aikon, a diferença é que minha tela ficou branca!
      Não sei o que faço, alguém consegue ajudar a gente?

      Excluir
  16. Olá daniel vc ainda tem este programa de edição ? se sim entre em contato ok

    ResponderExcluir
  17. Cara, arruma esse programa pra mim, o link expirou e como você mesmo disse, num acha esse bicho em lugar nenhum. makellinformatica@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. link pra baixar a versão 1.72:

    agora, é achar os bin's

    http://depositfiles.org/files/hv7rnw5xg

    ResponderExcluir
  19. se alguem tiver as bins manda pra mim,
    thiagoribeiro82@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Preciso do firmware do Napoli 7959

    ResponderExcluir
  21. Ola! Pessoal tenho Witson e tbm gostaria da versão 1.72 ela não esta mais disponivel para baixa alguem poderia me ajudar, grato pela atenção de todos se tiverem a bin w2-D787F tbm Valeu
    cesarsaboto@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Se alguém tiver a bin da central Aikon, poderia por favor me enviar? joaobosio@gmail.com Valeu

    ResponderExcluir
  23. Executar gerenciador de arquivos no Windows CE das Centrais Multimídia: https://www.youtube.com/watch?v=L36cm2NGo9I

    Na central que o cara usou, tem como escolher qual arquivo do SD vai ser executado. Se a central não tiver como escolher, acredito que seja só colocar o gerenciador de arquivos com o mesmo nome do .EXE do GPS. ;)

    ResponderExcluir
  24. O procedimento que postei acima seria para conseguir copiar os arquivos da central (e o firmware). Nesse outro vídeo, ensina como acessar o windows CE da central: https://www.youtube.com/watch?v=nSklb1RMzOo

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde amigo, nao consegui fazer o download do programa, vc poderia me enviar no email jardelcnr@hotmail.com. obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, consegui o novo link. Vc teria alguma bin compativel com chomos. Obrigado. Jardelcnr@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  27. A minha central WITSON W2-D787F levei em um tecnico e agora não acessa mais a opção de escolha do caminho do gps, só diz que não foi encontrado gps em \StorageCArd\NWDsoftware.exe alguem sabe o que tenho que fazer? grato pela atenção

    ResponderExcluir
  28. você deve ter tirado o cartão SD ou modificado o local do programa do GPS.

    ResponderExcluir
  29. Minha central ta com a tela com numeros de 1 a 5 , quando termino a sequencia aparece uma mensagem.. ( insira o sd card e instale a aplicação)

    minha central é uma witson D734 ... meu email é nivaldobf@gmail.com

    se alguem poder me ajudar

    ResponderExcluir
  30. Podem me enviar o SunPlus? meu mail é mrc.marlon@gmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
  31. Rapaziada tenho facilidade em fazer reparos eletronicos em centrais multimidia,fiquei muito satisfeito ao ler esse blog a respeito desse software,tenho uma no meu carro peugeot 307 que ja esta cheia de bug relacionado ao software que esta nela.Nao consegui identificar o modelo pois a unica coisa que veio escrita na caixa CAR NAVIGATION ENTERTAINMENT SYSTEM e mais nada.Vou usa-la como cobaia para fazer esse procedimento e depois posto o resultado aqui.Caso precisem de serviços nessas centrais deixo meu e-mail para contato:
    rogeriosom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Olá pessoal, segue a url da aplicação:
    download realizado neste link em 08/01/2015 (funcional)

    Descobri a url através deste fórum: http://www.china-rns.com/


    http://dc651.4shared.com/download/2r1Hc_D5?tsid=20150108-110808-e945289c&dsid=9sp2f.4d1c239ac7080553b54a21bef9aab3b4&sbsr=b23f8017cc010d01c42e096e1d0f3f8d20345f26f22af8cc&forDownloadHelper=true&lgfp=8000&dsid=9sp2f.4d1c239ac7080553b54a21bef9aab3b4

    ResponderExcluir
  33. Para saber o modelo certinho da central tem que abrir ela e olhar na tampa interna de cima dela onde aparece, geralmente, o esquema dos fios.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia, não consigo acessar o link para baixar o Samplusedit, pode me al
    judar?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu consegui baixar no seguinte link

      http://www.4shared.com/rar/2r1Hc_D5/SunPlusEdit_v172b.html?cau2=403tNull&ua=WINDOWS

      Excluir
  35. Daniel ta vivo ainda ? Kkkkk ja se passaram 8 anos, e a ideia continua muito boa. Agora seria valido criar um grupo de watssapp pra trocarmos informações. Deixo meu numero ai pra contato . 016 997399616. Abraços

    ResponderExcluir
  36. valeu Alex concegui baixar http://www.4shared.com/rar/2r1Hc_D5/SunPlusEdit_v172b.html?cau2=403tNull&ua=WINDOWS

    ResponderExcluir
  37. valeu Alex concegui baixar http://www.4shared.com/rar/2r1Hc_D5/SunPlusEdit_v172b.html?cau2=403tNull&ua=WINDOWS

    ResponderExcluir
  38. alguém tem o link do Sunplus?????
    2019 e esta tudo off

    ResponderExcluir
  39. Get A $30 FREE DE Razor with Gold Without Knuckles.
    The MERKUR #39 Razor was discontinued by Merkur for $3300. You must titanium chain be 21+ for titanium forging age verification. This titanium dental razor has a polished chrome titanium dioxide sunscreen finish titanium stud earrings

    ResponderExcluir
  40. The Perfect Casino: Top Offers & Bonuses at
    The Best Casino Offers. Casino Bonuses & septcasino Promotions. With an wooricasinos.info emphasis on casino games, the https://vannienailor4166blog.blogspot.com/ gambling industry is expected aprcasino to explode

    ResponderExcluir